quisto
sm (gr kýstis)
1 Biol Bexiga, saco ou vesícula.
2 Med Vesícula fechada que se desenvolve no tecido de um órgão, em uma cavidade natural do corpo ou em uma estrutura anormal e contém matéria mórbida fluida ou semifluida.
3 Zool Cápsula ou coberta resistente ao redor de um parasito interno, especialmente a desenvolvida por tênias larvais, que vivem nos tecidos de certos animais, ou uma tênia larval com tal cápsula.
4 Bot Espório em estado de vida latente, formado em muitas algas por divisão de porções dos filamentos ou pelo encerramento de uma célula ou grupo de células por uma bainha ou invólucro.
5 Bot Vesícula de ar em certas algas.
6 Biol Cápsula ou bainha globular formada ao redor de certas células (tais como determinadas bactérias), quando entram em estado latente ou se estão transformando em espórios.
7 Zool Saco ou cápsula produzidos por um animal, como os que muitos protozoários e outros animais diminutos segregam ao redor de si mesmos
Q. dentário: o que se forma na raiz do dente ou ao nível do rebordo alveolar
Q. dermóide: o mesmo que dermóide
Q. racial: colônia de imigrantes que, por suas idéias e costumes, ameaça a segurança do país onde trabalha
Q. sebáceo: tumor formado por uma bolsa desenvolvida à custa de uma glândula sebácea e cheia de células epidérmicas e de matérias gordurosas; lobinho2.
adj (lat quaesitu) arc Querido, desejado, amado. (Atualmente só se usa nos compostos benquisto e malquisto.)